terça-feira, 13 de abril de 2010

Cibercultura - a continuação

O conceito de cibercultura, não é mais do que a extenção do conceito de cultura. É um facto que hoje tudo passa pelo uso das modernas tecnologias de informação digital, sendo nesta área que se construiu um novo conceito de cultura, a cibercultura. A primeira constatação é a de definição de cultura, esta é o conjunto de informação e conceitos que herdamos e melhoramos, tendo sido estes construídos ao longo da existência do Homem. Um bom exemplo dessa evolução passou no jornal da SIC de 13 de Abril de 2010, uma prova de vinhos foi realizada em duas partes do globo, Inglaterra e Portugal, em simultâneo e com a intervenção da tecnologia a experiência foi vivênciada e partilhada como de um grupo se tratasse. A prova de vinhos foi, sempre, um ritual grupal, neste caso o que aconteceu foi a migração do conceito de cultura para a cibercultura.
Com a evolução da cibercultura surge um novo espaço e uma nova ordem que permite ao ser humano descentralizar, dando uma nova perspectiva à ordem urbana, bem como às relações humanas, surge um novo tipo de democracia, exemplo é o facto de na rede sermos todos iguais na diferença, o respeito não é construído em função dos pressupostos clássicos,  mas antes de uma nova ordem.
Uma das principais mudanças no pensamento, foi o de aceitar mundos paralelos, que permitem ao utilizador vivenciar experiências  este é o principio da realidade virtual, no entanto penso ser este um dos conceitos menos desenvolvidos até ao momento, no entanto podemos vivenciar desde mundos virtuais como o SL, até à simples conversa numa qualquer sala de conversação, que no conceito anterior não teria sentido nenhum e hoje já absorvemos culturalmente o tipo de estado digital.
A obra Cibercultura de Pierre Lévy é muito global, no entanto escolhi estes três conceitos por serem, a meu ver abrangentes e interessantes, claro que sempre na minha perspectiva. Resumindo a cibercultura é resultado da evolução do conceito de cultura e uma nova abordagem com recurso às ferramentas digitais, mais uma revolução no processo de entendermos o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário